sexta-feira, setembro 08, 2006

Recordações jogos 2003/2004...

Em jeito de retrospectiva de alguns jogos da época 2003/2004, em que se diz que fomos semprte beneficiados vejam estas recordações que o Blog Notícias do Bessa trouxe...

"Boavista 0 - FC Porto 1 - 9.ª jornada (segunda-feira, 20 de Outubro de 2003):

Na fase inicial da partida, Duda, desmarcado por um passe de Fary, consegue introduzir a bola na baliza defendida pelo guarda-redes Vítor Baía. O árbitro da partida, no entanto, anulou, quando os jogadores do Boavista e o público já comemoravam aquele que seria o tento inaugural da partida, o golo, por indicação errada do árbitro assistente, já que, no momento da assistência, Duda se encontra em posição legal. Ainda na primeira parte, Nuno Valente, quando já tinha cartão amarelo, entrou, por trás, sobre o mesmo Duda, quando este se preparava para, na direita do ataque "axadrezado", penetrar na grande área portista. A falta foi sancionada, mas não foi mostrado o segundo cartão a Nuno Valente. Na segunda parte, o lance (um contra-ataque) que deu origem ao golo do FC Porto (apontado por Alenitchev após jogada, pela esquerda, de Derlei) foi precedido de uma falta sobre Filipe Anunciação à entrada da grande área visitante. Nos minutos finais, ficou uma grande penalidade clara por assinalar sobre Luiz Cláudio.

Boavista 1 - Moreirense 0 - 13.ª jornada (sexta-feira, 5 de Dezembro de 2003):

Num jogo que não registou grandes problemas, os minutos finais, todavia, foram algo conturbados (face aos grandes protestos do público presente no estádio), porquanto, esgotados os quatro minutos de compensação concedidos, a partida prosseguiu (sensivelmente até aos seis minutos de "descontos"), tendo sido assinalados alguns livres à entrada da área do Boavista, na sequência de faltas... inexistentes.


Boavista 1 - Beira-Mar 0 - 19.ª jornada (segunda-feira, 26 de Janeiro de 2004):

O Boavista ficou a jogar com dez jogadores desde uma fase precoce da partida. Mário Loja viu um cartão vermelho directo por uma entrada por trás no último terço do terreno. Contudo, o jogador do Beira-Mar (o holandês Wijnhard) não seguia isolado para a baliza do Boavista.


Boavista 2 - Alverca 1 - 21.ª jornada (segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2004):

Foram concedidos sete minutos de compensação (tendo o Boavista apontado os seus dois golos nesse período do encontro), que, manifestamente, até foram escassos, dadas as constantes interrupções que o jogo conheceu. Neste blog, aliás, foi referido o seguinte (na pequena análise publicada no dia seguinte ao da partida): "Após uma vitória tirada a ferros sobre um Alverca que tudo fez para perder tempo, com constantes simulações de lesões, alcançámos o 5.º lugar na Superliga."

Belenenses 1 - Boavista 1 - 24.ª jornada (sábado, 28 de Fevereiro de 2004):

Na curta apreciação que o Notícias do Bessa fez, na crónica do encontro, à arbitragem mencionou-se que "O Boavista ainda tentou a vitória [depois de ter apontado o golo do empate], mas o árbitro Bruno Paixão decidiu exibir o cartão vermelho [directo] ao lateral-esquerdo boavisteiro [n.d.r. Alexander Viveros]. É verdade que a expulsão do jogador colombiano é justa, no entanto, Cafú, ainda na primeira parte, sofreu uma falta semelhante (também quando seguia isolado para a baliza), que não foi assinalada nem sancionada com o respectivo cartão vermelho."

Nota importante: Não pretendemos, de forma alguma, denegrir ou duvidar da seriedade, honestidade e isenção das equipas de arbitragem que intervieram nos jogos referidos, uma vez que, acreditamos, tudo tentaram fazer para preservar a verdade desportiva. Procurámos, sim, recordar, numa altura em que tal nos parece ser extremamente oportuno, os acontecimentos mais relevantes desses mesmos encontros referentes à temporada 2003/2004."

Sem comentários: